Skip to content Skip to footer

O mercado de marketing digital é um dos que mais cresce na atualidade. Muitas empresas surgindo e uma grande oferta de serviços, mas nem sempre é fácil identificar quais o seu negócio realmente precisa.

Tudo vai depender do seu objetivo (branding, gerar leads, vendas, cadastros) e de como você pensa em impactar sua audiência (vídeo, fotos, textos, etc). Escolher o meio de propaganda do seu marketing é primordial para a sua estratégia.

Neste artigo, vamos entender melhor como cada serviço pode colaborar com os propósitos da sua empresa.

Conheça o seu público

Antes de pensar em começar a divulgar, você precisa saber quem é o seu público. Informações demográficas, quais os interesses deles, em quais canais da internet eles estão (Instagram, Facebook, Google)…

Você, provavelmente, já possui alguns dados sobre a sua audiência:

  • quem são os seus atuais clientes?
  • qual tipo de usuário acessa o seu site (veja no Google Analytics)?
  • quem ainda não é seu cliente, mas precisaria do seu produto ou serviço?
  • quais canais os seus concorrentes utilizam para se divulgar e em quais há mais engajamento?

Saber onde o seu consumidor está o norteará sobre qual canal de marketing e, consequentemente, qual tipo de serviço escolher para a sua divulgação. Afinal, não adianta divulgar no Instagram, por exemplo, se o seu público está no YouTube.

Pensando nisso, veremos abaixo os serviços mais importantes no marketing digital e como você pode escolher o melhor, de acordo com a estratégia da sua empresa.

Tipos de Serviços de Marketing Digital

1. Mídias sociais

Hoje em dia, mais de 4.62 bilhões de usuários no mundo utilizam as mídias sociais e é por isso que é uma boa ideia a sua empresa se promover nestes canais (seja de forma orgânica e/ou através anúncios).

Overview dos dados de Social Media - Relatório de Tendências do HubSpot
Fonte: Overview dos dados de Social Media – Relatório de Tendências do HubSpot

As plataformas mais utilizadas são Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, Twitter, Linkedin e Pinterest e, para cada uma delas, há formatos diferentes de se compartilhar conteúdo (vídeos, fotos, lives, relatos).

O usuário que navega no Linkedin, por exemplo, está apto para receber textos mais longos e técnicos. Já no Instagram, conteúdos de rápido consumo têm melhores resultados. Pensar estrategicamente qual conteúdo compartilhar em cada mídia social é essencial para um bom resultado.

Porém, pense neste canal para criar relacionamento com os clientes atuais e potenciais. As pessoas estão nas mídias sociais para se entreter e não para comprar.

Por isso, o seu conteúdo deve ser estratégico para que o seu cliente confie na sua empresa, passe a considerar a comprar o que você oferece e depois chegue na fase da compra.

Neste serviço, podemos incluir:

  • Elaboração de Conteúdo: Pesquisa e o planejamento das pautas de acordo com o objetivo do cliente. É importante que todos os posts sigam a linha editorial da empresa e contribuam para o seus objetivos de marketing.
  • Interação com os usuários: respondendo comentários e mensagens inbox. Hoje em dia, na época da comunicação instantânea, é importante ter um profissional que responda rapidamente as mensagens recebidas.
  • Design de posts: Muitas empresas, além de oferecer a elaboração de conteúdo, também entregam tudo diagramado e pronto para postar. A Bossa Web é uma delas. 🙂

2. SEO

Search Engine Optimization (SEO) é o processo de otimizar uma página web para que o Google entenda que ela é relevante para uma palavra-chave específica e melhore sua posição no resultado de busca.

O seu site será exibido para o seu potencial cliente no momento em que ele buscar no Google um produto ou serviço como o seu. E, diferente de anúncios, você não paga cada vez que o seu potencial cliente clicar e for para o seu site.

Para ter resultado, é primordial investir em conteúdo de qualidade (que ajude o seu público).

Entre outras coisas, SEO pode:

  • Aumentar o conhecimento da sua marca e de seus produtos.
  • Conduzir o tráfego para seu negócio.
  • Trazer novos clientes.
  • Educar e nutrir seus clientes e potenciais clientes.
  • Ajudá-lo a se tornar autoridade no seu nicho.
  • Gerar confiabilidade, pois as pessoas confiam nos sites que o Google exibe nos primeiros resultados.

3. Produção de conteúdo

Marketing de Conteúdo é a moeda do século, segundo autores e especialistas da área.

É o meio para todas as estratégia de marketing, sejam elas digitais ou não. Banners, textos institucionais, mídias sociais, blogs, materiais ricos, infográficos, newsletter, etc.

É a melhor forma de se relacionar e vender, sem parecer que está vendendo. Mas para que seja possível tornar a marca referência em um assunto, é preciso pensar em boas pautas e garantir a qualidade.

Algumas empresas não possuem braço para a produção de conteúdo e buscam alternativas como as agências para garantir que os textos sejam feitos e publicados com frequência.

4. Criação de Landing Pages

Landing page ou páginas de destino são utilizadas para aumentar o alcance da marca e atrair clientes em potencial.

Ela é uma página única e com o objetivo bem específico:

  • Branding: junto com SEO, faz com que mais pessoas conheçam a sua empresa;
  • Capturar leads: ao oferecer ebooks e outros materiais em troca de email;
  • Promover produtos específicos: nesta página sanamos todas as dúvidas sobre o produto e direcionamos o usuário para a compra;
  • Divulgar promoções: seja de datas comemorativas ou sazonais.

5. Criação de Sites

A criação de um website é um serviço que empresas de qualquer tamanho deveriam investir.

Perfis de Instagram, Facebook e outras mídias sociais podem deixar de existir. Mas, o seu site, não. É um bem seu para sempre.

Projetos de sites são planejados de acordo com os objetivos da empresa e devem transmitir como a marca deseja ser percebida pelo consumidor.

Neste serviço, podemos incluir:

  • Criação de conteúdo;
  • Design do layout;
  • Desenvolvedor;
  • Contratação de domínio e hospedagem;

6. Email Marketing

Até 2025, estima-se que o número de e-mails enviados no mundo aumente para 376,4 bilhões por dia.

E-mail é uma comunicação “um para um”. Você fala pode falar diretamente com uma única pessoa. Por isso, o seu ROI costuma ser alto.

Este formato é essencial para qualquer funil de marketing digital. Você pode criar mensagens e enviar para aquele usuário que conheceu o seu site hoje e se cadastrou na sua newsletter e conduzi-lo até a etapa de compra.

7. Anúncios (Google Ads e Social Ads)

Os anúncios pagos podem ajudá-lo a alcançar um novo público e de forma bem segmentada. Diferentemente de SEO, em que o resultado leva em torno de 6 meses para aparecer, com anúncios, você pode criar a sua campanha de divulgação, colocá-la no ar e já aparecer para usuários relevantes.

O Facebook/Instagram, por exemplo, oferece uma das mais completas formas de segmentação do mercado. A gente sabe que as pessoas colocam TUDO nas redes sociais. Com isso, é possível configurar por interesses, informações demográficas, tipo de dispositivo, amigos em comum e outros.

Já no Google Ads, há a opção de exibir o seu anúncio quando buscarem pela palavra-chave contida na sua campanha (Rede de Pesquisa) ou criar divulgação na Rede de Display para que o seu anúncio seja exibido nos sites parceiros do Google.

8. Consultoria de Performance (Métricas)

A grande vantagem da internet, em relação ao offline, é que tudo pode ser mensurado. Um clique num botão, a visualização de um banner, a compra através de um anúncio… enfim, tudo!

Ao analisar a performance, sabemos qual divulgação está dando certo (e devemos continuar) e qual não está indo tão bem (e devemos otimizar ou até mesmo pausar). Ela nos permite entender o cenário atual e qual direção devemos seguir.

Para você saber o resultado de cada ação na internet e se os seus objetivos de marketing estão sendo alcançados, uma consultoria de métricas é o que a sua empresa precisa.

9. Mentoria em Marketing

Um mentor é um profissional com vasto conhecimento e experiência capaz de guiar o mentorado para o desenvolvimento acelerado de seu negócio.

As mentorias podem ocorrer em conjunto ou individual (personalizada) e em períodos pré-determinados (de 1 a 6 meses).

Dentre as etapas da mentoria da Bossa Web, estão:

  • Identificação e mapeamento do negócio e principais problemas. Definição dos objetivos.
  • Entender competências, criar as estratégias e plano de ação.
  • Acompanhamento do plano de ação, análise das aprendizagens e insights obtidos.
  • Avaliação dos resultados, planejamento, próximos passos e conclusão do processo.

10. Consultoria de Branding

A elaboração de uma identidade visual para o seu negócio passa primeiro pelo entendimento de como a sua empresa quer ser vista pelo público. Quais seus valores, sua missão, qual lugar você quer ocupar na mente das pessoas e do seu mercado?

Cores, desenhos, tipo de fonte.. tudo comunica. Então é hora de realmente investir tempo em responder essas questões.

Contrate um profissional comprometido em te auxiliar com a construção da sua marca desde o início até a entrega do projeto visual final.

 

E então, conseguimos te ajudar a esclarecer melhor sobre como funciona cada serviço?

Se ainda tiver dúvidas, ficaremos felizes em te ajudar a entender melhor.

2 Comments

  • Luciana
    Posted 24 de maio de 2022 at 21:55

    Muito bom! Para quem tinha dúvidas como funcionam os segmentos e serviços, conseguiu esclarecer. Bj

    • Post Author
      bossaweb
      Posted 1 de junho de 2022 at 09:35

      Que bom, Luciana! Vamos acompanhando juntas as mudanças que o mercado apresenta. 🙂

Leave a comment